segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Temperatura de cor - a mágica de criar o clima

É engraçado pensarmos em um quesito que para muitos amadores foge de suas capacidades, ou até mesmo daquilo que gostam de se preocupar. A maior preocupação de grande parte dos fotógrafos amadores está no enquadramento ou no foco. Com isso perdem grandes oportunidades de criar climas e deixar claras suas intenções por não se preocuparem com coisas básicas e de extrema relevância. E um desses fatores é a Temperatura de Cor da foto.
Cena do filme Fargo, frieza no tom!
Cena do filme Fargo
Como parte dessa discussão de hoje vou lhes dar de presente um link para um curso online sobre temperatura de cor. Para destacar a importância do tema ele aborda dois filmes de características bem distintas nesse quesito. O frio Fargo e o quentíssimo Faça a coisa certa. No primeiro os tons frios e o excesso de branco e cinza deixam claro a intenção da fotografia, criar um clima de relativo distanciamento que provoca no espectador a sensação de que ele está investigando os crimes. É necessário um afastamento para ser capaz de avaliar e julgar as situações com mais clareza. Os tons frios criam esse afastamento ao mesmo tempo que criam também a necessária imagem de frieza e calculismo de um sequestro forjado.
Cena do filme Faça a coisa certa
No outro contraponto Faça a coisa certa, de Spike Lee, é quente e provoca os sentimentos mais intensos no espectador, trazendo a tona mais sentimentos do que análise e avaliações. Assim o abuso de tons quentes e a busca pela imagem de alto contraste provocam os instintos e não a racionalidade humana.
Foto de Mariana Tavares com temperatura ajustada para esfriar imagem e criar distanciamento e/ou transmitir tristeza.rFoto de Mariana Tavares mostra alegria e intensidade no caminho do mar!No cinema talvez pareça mais fácil entender essa dualidade e essa diferença fique mais evidente do que na fotografia estática. Mas é nessa segunda que nasce a intencionalidade do que se quer revelar. Se eu quero contar uma viagem que foi triste, que teve momentos de desesperança ou quero provocar o afastamento do meu espectador ante a imagem revelada - não necessariamente o afastamento é ruim - a foto da minha viagem deve ser fria, distante e sem contrastes intensos. Se quero o contrário mostrar muita alegria e intensidade, aumento o tom e a temperatura de cor e deixo isso claro. Nem sempre a alegria e a intensidade são boas também. Tudo sempre depende do que queremos mostrar e uma mesma imagem muda radicalmente quando sabemos o que queremos dizer.
Que tal aprender um pouco mais sobre isso?! Deixo a porta aberta!

http://filmmakeriq.com/courses/the-history-and-science-of-color-temperature/

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