É engraçado pensarmos em um quesito que para muitos amadores foge de suas capacidades, ou até mesmo daquilo que gostam de se preocupar. A maior preocupação de grande parte dos fotógrafos amadores está no enquadramento ou no foco. Com isso perdem grandes oportunidades de criar climas e deixar claras suas intenções por não se preocuparem com coisas básicas e de extrema relevância. E um desses fatores é a Temperatura de Cor da foto.
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Cena do filme Fargo |
Como parte dessa discussão de hoje vou lhes dar de presente um link para um curso online sobre temperatura de cor. Para destacar a importância do tema ele aborda dois filmes de características bem distintas nesse quesito. O frio Fargo e o quentíssimo Faça a coisa certa. No primeiro os tons frios e o excesso de branco e cinza deixam claro a intenção da fotografia, criar um clima de relativo distanciamento que provoca no espectador a sensação de que ele está investigando os crimes. É necessário um afastamento para ser capaz de avaliar e julgar as situações com mais clareza. Os tons frios criam esse afastamento ao mesmo tempo que criam também a necessária imagem de frieza e calculismo de um sequestro forjado.
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Cena do filme Faça a coisa certa |
No outro contraponto Faça a coisa certa, de Spike Lee, é quente e provoca os sentimentos mais intensos no espectador, trazendo a tona mais sentimentos do que análise e avaliações. Assim o abuso de tons quentes e a busca pela imagem de alto contraste provocam os instintos e não a racionalidade humana.
No cinema talvez pareça mais fácil entender essa dualidade e essa diferença fique mais evidente do que na fotografia estática. Mas é nessa segunda que nasce a intencionalidade do que se quer revelar. Se eu quero contar uma viagem que foi triste, que teve momentos de desesperança ou quero provocar o afastamento do meu espectador ante a imagem revelada - não necessariamente o afastamento é ruim - a foto da minha viagem deve ser fria, distante e sem contrastes intensos. Se quero o contrário mostrar muita alegria e intensidade, aumento o tom e a temperatura de cor e deixo isso claro. Nem sempre a alegria e a intensidade são boas também. Tudo sempre depende do que queremos mostrar e uma mesma imagem muda radicalmente quando sabemos o que queremos dizer.
Que tal aprender um pouco mais sobre isso?! Deixo a porta aberta!
http://filmmakeriq.com/courses/the-history-and-science-of-color-temperature/
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