quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A difícil arte de provocar lombrigas em alguém

Ontem estive no Antiquarius Grill em Brasília. Restaurante do grupo Antiquarius do Rio especializado em comida portuguesa, com uma excelente carta de vinhos, um cardápio de arrepiar e uma cozinha realmente esplendorosa.

A deliciosa comida, no entanto não foi bem traduzida por esta que vos fala na foto do prato principal e eis que me ponho aqui pra falar um pouco sobre a arte de fotografar comida. Uma boa foto de comida é aquela que você bate o olho e sente a boca salivar. Parece que conseguimos pela imagem sentir a textura, o aroma e até mesmo o gosto dos alimentos. E com isso conseguimos enfim provocar as lombrigas de nossos espectadores.
Foto do Bacalhau à Antônia - falha nossa...
(bacalhau assado no vinho do porto com alho, cebolas e batatas)
Mas para que a foto de comida seja realmente capaz de nos tirar do prumo e nos fazer salivar é preciso:
  • Luz para deixar as texturas bem definidas – luz natural ou de estúdio (lâmpadas comuns do boteco não ajudam), de preferência sem flash (mas se tiver que usar, nunca use o flash embutido, esse destrói qualquer foto de comida) e com variedade de pontos de iluminação para capturar bem as texturas e nuances do prato (por isso a luz natural ajuda mais, mas podem ser dois ou mais flashes).
  • Com tudo isso apostar em um tripé e na câmera fora da mão é certamente o ideal.
  • Um lugar reservado sem muito vento que pode aumentar a fumaça, esfriar a comida e tirar o brilho e vigor atrapalhando a captação.
  • O prato esteja por si bonito, com variedade de cores e com suas essências bem definidas e bem compostas no local da foto. Um prato de carne deve ter carne com volume, maciez e textura, preparada a pouco o que facilita a captação das nuances do prato e evita a aparência “borrachuda” e sem vida da comida velha.
  • Só coloque a comida em posição quando tudo já estiver pronto para a foto, evitando que o tempo desgaste o alimento.
A bela e saborosa Sopa de Pedra do Antiquarius -
Acho que nessa eu acertei!
Por isso posso entender que a culpa pela minha falha de ontem não é totalmente minha. A sopa de pedra estava bem bonita no seu potinho, e a foto com foco apenas na sopa e o resto desfocado ajuda muito na composição da imagem. Já o prato principal tinha cebolas e molho numa mistura que parecia torná-los uma coisa só e indefinida e para completar eu tava com fome e confesso que fiz a foto só depois da primeira garfada. E isso definitivamente não combina com uma boa foto de comida.

Mas como todas as fotos foram feitas com um IPhone também acho que merecemos perdão, tanto eu como o excelente restaurante Antiquarius.

Para completar esse post segue um link para quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto:
http://www.dicasdefotografia.com.br/o-guia-da-fotografia-de-comida
E você já experimentou provocar as lombrigas de alguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica ou sugestão, espero melhorar sempre esse espaço.