É interessante pensarmos que a fotografia para todos os efeitos é uma expressão artística, ao mesmo tempo em que é uma forma de mostrar uma situação, fato e ou momento. Dentro desses conceitos como saber só ode olhar se uma foto foi, desde o seu princípio, pensada e estruturada para ser uma expressão artística e quando pela beleza plástica que revela se tornou uma tendo sido pensada apenas como retrato de um fato?
Um exemplo clássico são as fotos dos mestres Henri Cartier-Bresson e Sebastião Salgado. Ambos fotografam fatos, situações e momentos que poderiam ser perfeitamente encaixados em matérias jornalísticas. No entanto a beleza plástica presente em suas imagens às tornaram verdadeiras obras de arte, algumas de valor incalculável.
|
Foto de Sebastião Salgado retratando trabalhadores rurais |
Em outro grupo de fotógrafos está Anne Guedes que concebe suas fotos desde o princípio como manifestações artísticas, pensando e estruturando as imagens para mostrar sua “obra artística” pensada para figurar em quadros, museus e galerias.
|
Foto de Anne Guedes retratando a diversidade humana |
Mas olhando a foto fatual que se transforma em arte é impossível tirar-lhe esse aspecto. Dentro desses pensamentos poderíamos dizer que a questão central se encontra na intenção do fotógrafo, mas será que apenas a intenção pode definir que uma foto é artística? Confesso que ainda não tenho opinião formada, mas será que alguém tem? E a imagem abaixo onde se encaixaria?
|
Negra Paisagem por Mariana Tavares |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua crítica ou sugestão, espero melhorar sempre esse espaço.