segunda-feira, 21 de junho de 2010

Um pouco de cinema e mais Saramago

A idéia desse blog é falar sobre imagem, inclusive a imagem em movimento, o cinema! E para começar a falar de cinema vamos falar um pouco sobre Ensaio sobre a Cegueira de Fernando Meireles baseado na obra de José Saramago.
O livro é de embrulhar o estômago, um tiro nas nossas convicções e certezas de que somos excelente seres humanos. Ao colocar em xeque nossa capacidade de ver Saramago questiona nossa capacidade de ver o outro mesmo sem cegueira. A história é simples: um vírus não identificado e sem razão aparente cega as pessoas em uma estranha cegueira "branca", a pessoa vê tudo branco ou melhor, nada vê branco. Com o avanço os doentes são tirados do convívio social. E nesses lugares vivenciam a mais humana das emoções: a necessidade de sobreviver.
Agora colocar isso na tela é um pouco mais complicado, até porque a essência está exatamente em tudo sentir e nada vê. Mas Fernando Meireles fez um filme corajoso, determinado e acima de tudo buscando ficar o mais próximo possível de Saramago. Infelizmente ele não consegue manter toda a essência do livro, mas ao mesmo tempo consegue o mais difícil que é levantar o debate sobre a humanidade e sobre a essência do ser humano que tudo vê e nada sente, ou vice versa! Vale a pena, pela obra de Saramago e pela capacidade de Meireles de construir um filme que nos faz sentir!
Trailer oficial Ensaio sobre a Cegueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica ou sugestão, espero melhorar sempre esse espaço.