segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A difícil arte de escolher um tema

É interessante quando nos decidimos por uma temática. Algumas vezes fiz isso e confesso que consegui boas imagens focando exatamente o que eu queria ver. Creio que esse seja o ponto crucial dessa discussão, quando buscamos um tema, buscamos junto uma teoria, um jeito de defender uma idéia.
Da escolha de um tema nascem as exposições que nos levam a lugares inimaginados e permite que enfim defendamos com imagens a nossa tese.

Foto da Bebel minha linda gata vira-lata
Tenho buscado trabalhar com temas diversificados e isso vocês podem ver na minha galeria do Flickr http://www.flickr.com/photos/mari_m_tavares/, mas confesso que escolhê-los já define muito do que quero. Um dos meus temas preferidos são os vira-latas, sim aqueles simpáticos cães e gatos sem raça definida ou frutos das mais deliciosas misturas. Creio que nesse tema jogo minha paixão pela diversidade e o respeito àqueles que para muitos são desnecessários e que a mim se revelam extraordinários. Um pouco do meu espírito defensor dos "fracos e oprimidos".

Outro tema que busco sempre são as flores, em especial as orquídeas e árvores brasileiras. Confesso que aqui gosto das cores, da dualidade e da possibilidade de mostrar o detalhe, aquilo que ninguém vê e que nesse estar escondido é que mostra mais bonito.
Foto de uma orquídea tratada para ficar monocromática - visão dos detalhes
Indo além gosto do tema Mar e já ganhei até prêmio com fotos dessa temática. Aqui é meu espírito aventureiro e minha paixão por viajar que fala mais alto. A capacidade de parar o tempo e o mundo para contemplar é a tese que defendo nessas imagens, assim como a certeza de que o mar é diversão garantida para todas as idades.

Foto da praia de Copacabana vista do Pão de Açúcar: a princesinha do mar!
Por fim começo agora a trabalhar uma nova temática: Mundo em Miniatura é na verdade o início de um trabalho que pretendo evoluir para uma exposição e mostra as sutilezas, os detalhes e a encenação de uma coleção de kinder ovo. Confesso que a temática tem um pouco do meu amor pela Re, mas muito é a minha certeza de que aquelas coleções contam histórias, diferentes a cada um que lê as imagens. 

Foto de uma peça da coleção de Kinder da Re
 E você qual é a sua temática? Já pensou o que essa escolha pode dizer sobre você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica ou sugestão, espero melhorar sempre esse espaço.